terça-feira, 27 de janeiro de 2015

OS ANJOS DA GUARDA E O ESPIRITISMO:



ANJOS DA GUARDA


Afinal, eles existem?


Quando falamos em anjos, logo imaginamos uma figura jovial, de beleza singular, dotada de um par de asas e uma auréola reluzente sobre a cabeça. Esta é a imagem que temos dos seres angelicais que são representados em estatuetas e pinturas, desde a época do renascimento.
A palavra anjo, deriva do latim ângelus e do grego ángelos (ἄγγελος) e que dizer mensageiro. A tradição cristã ensina portanto, que os anjos são espíritos mensageiros, prepostos de Deus e a eles são confiadas as mais honrosas missões. As anotações bíblicas registram algumas passagens protagonizadas por estas criaturas, já no antigo testamento.


"Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei". (Êxodo 23, 20)


Estes seres são referenciados pela maioria das religiões, com variação de nomes e classificações. Mas independente da crença, se tornaram figuras populares e vinculam de alguma forma, o homem a Deus.
Os anjos teriam, dentre outras funções, a de proteger os homens. Há quem diga que eles são capazes de nos livrar de certas situações de perigo e nos acompanham nos momentos difíceis. Os anjos protetores são classificados pela crença popular como anjos da guarda. E aqui chegamos à questão em discussão. O que são os anjos da guarda segundo o espiritismo?


Definições Espíritas


Anjos - Para a Doutrina espírita, os anjos são espíritos que atingiram um adiantado grau de evolução, desta forma são espíritos puros ou perfeitos. A diferença da definição espírita para outras religiões é que estes espíritos não são seres santificados ou inatingíveis. Como todos nós fomos criados simples e ignorantes, temos a mesma oportunidade de evoluir e atingir a perfeição, logo seremos "anjos" quando chegarmos ao topo do desenvolvimento moral e intelectual.


Anjos da Guarda - Os anjos protetores diferem dos anjos propriamente ditos. Estes são espíritos em diferentes graus de evolução, que recebem a missão de acompanhar o homem e ajudá-lo a progredir durante sua reencarnação e até mesmo após o desencarne. O espírito protetor é sempre de natureza superior a de seu protegido, entretanto não são espíritos perfeitos. Eles recebem a missão no plano espiritual e podem escolher a que espírito reencarnante proteger, de acordo com a sua afinidade. Não raro, nossos protetores são espíritos que conviveram conosco em outras existências.


Que influência os espíritos protetores exercem em nossa vida?


É importante salientar que apesar de nos protegerem, os espíritos guardiões não determinam o rumo de nossas vidas, pois a cada um é dado o direito de escolha, o livre-arbítrio. A função destes espíritos é a de nos inspirar com boas ideias, fortalecer-nos diante das dificuldades, não nos deixar esmorecer frente aos obstáculos, nos guiar na senda do bem. Todavia, o resultado final da influência de qualquer espírito em nossa vida, está subordinado diretamente às nossas vontades, seja de maneira positiva ou negativa.


[...] Cada anjo da guarda tem o seu protegido e vela por ele como um pai vela pelo filho. Sente-se feliz quando o vê no bom caminho; chora quando os seus conselhos são desprezados.


(São Luis e Santo Agostinho - O Livro dos Espíritos)


O espírito protetor pode nos abandonar?


Nunca seremos desamparados pela espiritualidade, mas para que a proteção seja efetiva devemos estreitar os laços de relação com os nossos protetores através dos nossos pensamentos e ações, os quais são determinantes para definir a nossa companhia espiritual.
O espírito guardião não nos abandona, mas pode se afastar quando nossas atitudes são opostas aos seus conselhos. Muitas vezes, somos tão teimosos que acabamos dificultando a ajuda oriunda do plano espiritual.
Caso o protetor espiritual necessite desempenhar outra missão ou até mesmo reencarnar, outro espírito o substituirá na tarefa de nos proteger.


Como ouvir o espírito protetor?


Não é necessário ser dotado de faculdade mediúnica apurada para se comunicar com o espírito protetor. Qualquer pessoa é capaz de ouvi-lo, basta elevar o pensamento através de uma oração sincera. Sempre que nos colocamos em sintonia com o plano espiritual através da concentração mental e da oração, obteremos respostas para o que procuramos. Pode ser que não ouviremos vozes ou vejamos espíritos, mas eles sempre nos falam através da consciência, da intuição e das boas ideias.
Se queres portanto, estabelecer uma comunicação direta com teu protetor, cultive os bons pensamentos, mantenha atitudes idôneas e habitue-se a oração. Desta maneira, serás assistido efetivamente pela espiritualidade.




REFERÊNCIAS





KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo: com explicações das máximas morais do Cristo em concordância com o espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida. 131. ed. 1. imp. (Edição Histórica) – Brasília: FEB, 2013.


KARDEC, Allan - O Livro dos Espíritos - FEB, Rio de Janeiro, 1994.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

ARCANJO MIGUEL - O SENHOR DOS ANJOS:








ARCANJO MIGUEL O SENHOR DOS ANJOS

Dos sete poderosos Arcanjos, Mensageiros de Deus, o Arcanjo Miguel, o Senhor dos Anjos, é o mais conhecido; ele é o Arcanjo da fé, da proteção e da libertação do mal.

Apelos infindáveis que lhe são dirigidos pelos povos daqui da Terra e suas prontas respostas fizeram com que Ele mais se aproximasse da Terra.

Seus cabelos são dourados e os olhos, azuis.

Sua magnífica aparência irradia um brilho deslumbrante de confiança e fé em Deus.

O Príncipe Miguel ouve, muitas vezes, as súplicas dos homens, as quais trazem dor d’alma, mental e física.

Bem no início, quando os homens se encarnavam aqui na Terra, Ele resolveu acompanhá-los de livre e espontânea vontade, e ser o guardião da fé em Deus. Sua presença ou Suas Cortes Celestiais dirigem-se à Terra para estar ao lado de todos aqueles que desejarem seu auxílio.

O Templo do Príncipe Miguel está situado sobre Rocky Mountains, no Canadá. Por longo tempo, existiu no plano físico.

É circular e de considerável proporção; tem quatro entradas que correspondem aos quatro pontos cardeais.

Este Templo é construído de maravilhoso material dourado.

Possui magníficas incrustações de safiras azuis.

Sobre sua cúpula, há uma figura do Príncipe Miguel.

Ao descerem à Terra os primeiros grupos da humanidade para povoá-la,

Ele foi seu guardião.

Estes seres puros e inocentes incorporaram-se, ao princípio, nas proximidades das montanhas de Teton, em Wyoming, USA Séculos mais tarde, quando os seus seguidores vieram de outras estrelas e trouxeram trevas e desarmonias, o Príncipe Miguel e sua Corte de Anjos retiraram-se cada vez mais da Terra para o seu Santuário da Fé, o qual foi construído com a substância da Terra.

Deste Foco de Irradiação, Ele e Sua Legião continuaram a guardar, a proteger e a servir. Isto aconteceu antes que a humanidade começasse a perder seu vigor por motivos de caprichos, teimosia ou independência (que é sua natural herança) e perder o direito de estar em companhia dos anjos e seu guia, conviver entre eles e aceitar os seus conselhos.

De todas as partes da Terra vinham, antigamente, essas pessoas para receberem os Poderosos Raios deste Grande Arcanjo, haurir novas forças para seus trabalhos particulares e encher as suas almas com uma forte fé no reino, tão divino na Terra como no Céu.

Deste Templo etérico do Arcanjo Miguel saem, incessantemente, os auxiliares e mensageiros da Proteção, da Misericórdia, Absolvição e Ajuda.

O Raio do absoluto, da fé ininterrupta em Deus transpassa incessantemente os mundos mental, sentimental, etérico e físico do planeta e seu reino de desenvolvimento.

Em seus corpos mais sutis ou tênues, à noite, são muitas as pessoas que vão a este Templo, ou seja: as que desejam libertar-se de qualquer criação humana, de doenças, males d’alma e de toda limitação e barreira humanas. Ali, elas encontram novo ânimo ou nova força para continuarem a missão que escolheram ao virem Servir na Terra.

Quando, conscientemente, se apela ao Arcanjo Miguel e sua Legião, esta súplica é atendida prontamente e distribuído o socorro em cada necessidade que oprime e enfraquece.

Algumas destas opressões ou tormentos, ou sugestões das massas, são aglomerações de energias acumuladas. Um indivíduo sozinho, às vezes, é apanhado e fascinado por estas sugestões da massas ou ele mesmo cultiva estes pensamentos e sentimentos, mas não possui suficientes forças espirituais, sabedoria e ânimo para se desvencilhar; mas quando ele apelar ao Arcanjo Miguel por socorro, por secionar aquelas forças e libertá-lo delas, então, virá prestar-lhe auxílio o Arcanjo com Suas Legiões.

É necessário, para isto, o vosso apelo consciente; se este apelo for sincero, então, ele trará, sempre, resultado. As pessoas que passam pela chamada "morte" levam consigo todas as suas imperfeitas tendências, maus costumes no pensar e no sentir. Vosso chamado ao Arcanjo Miguel libertará estas pessoas de suas cargas, de modo que no plano astral poderão freqüentar uma escola superior.

Todo o que ler ou ouvir falar sobre este ensinamento será consideravelmente ajudado, se à noite, ao adormecer, dirigir a sua atenção ao TEMPLO DA FÉ E DA PROTEÇÃO e apelar ao Arcanjo Miguel, para que o defenda de toda causa e gérmen, de todos os seus sofrimentos, limitações e grilhões.

Assim o poder da luz poderá penetrar em vosso mundo mais rapidamente e trazer a vós a perfeição que vosso coração almeja. O BEM-AMADO ARCANJO MIGUEL DIZ: "Queridos amigos - a qualquer tempo e em qualquer lugar - neste ou em outro Planeta do Sistema ou em uma esfera interior - em algum dia, cada criação de seres de inteligência, seus raciocínios, seus sentimentos e suas mentes deverão ser entregues a Deus!

É nosso trabalho o servir como defensor da Fé - manter viva no coração humano a fé em Deus; a fé em sua própria determinação divina que deverá elevá-lo sobre a limitação na qual submergiu.

Para reforçar e expandir esta FÉ por entre a humanidade, as Legiões de Meu Reino avivam constantemente a Luz da Alma. Neste procedimento de se acender, momentaneamente, a chama, e ao inspirar nossa Fé, damos sempre algo de Nós mesmos, de Nosso próprio Ser.

Assim, ajudamos os homens a "perseverar na perseverança".



APELO:

"Em nome da Divina Presença que "Eu Sou" e da Divina Presença de toda a humanidade, nós apelamos Vossa Presença, BEM-AMADO ARCANJO MIGUEL E LEGIÕES DE LUZES, secionar-nos de toda criação humana, em nós, através de nós e em torno de nós e também aos que são contra nós - de todo hábito e tendências imperfeitas!

Substituí essas dissonâncias pela Pureza, Harmonia e Perfeição dos Mestres Ascensionados!

ACEITAI OS NOSSOS QUERIDOS, quando o véu da "morte" os transpassar e LIBERTAI-OS de suas criações humanas, guiai-os ao Templo do Reino Interior que, para eles, já está preparado e ajudai-os para que façam sua ascensão o mais depressa possível.

AJUDAI-NOS E SECIONAI toda e qualquer tendência maléfica, de toda vida de nossa cidade, de nosso país e do mundo;

CARREGAI TODA HUMANIDADE com vossa fé e misericórdia divinas e conscientizai-a a esforçar-se, realizando o seu Plano Divino!

Nós vos agradecemos".

FONTE: BLOG HORIZONTE DE LUZ (guerreiradoaguia.comunidades.net)

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

DEZ LIÇÕES QUE EU APRENDI COM OS ANJOS:



DEZ LIÇÕES QUE EU APRENDI COM OS ANJOS



Por Doreen Virtue
Publicado em 01 de julho de 2010


Quanto mais eu converso com os meus anjos, mais eu aprendo. Aqui estão dez lições que eles me ensinaram que mudaram a minha vida.

1 – Viva com integridade

Os anjos me disseram: “Passe o seu tempo fazendo atividades que se equiparem as suas intenções mais elevadas. Deixe ir coisas que a sua intuição lhe induza a renunciar. Estas coisas podem então ser curadas, de modo que possa apreciá-las, ou a atividade será facilmente afastada.

Os anjos me incitaram a confiar em meu coração. Eles me garantiram que eu estaria segura em me desligar do trabalho que não se equiparava aos meus verdadeiros interesses. Rapidamente eu percebi que os anjos estavam certos!

2 – Há somente o agora

“Você é completo e íntegro agora. Não lance os olhos no que o amanhã possa trazer – isto implica que você é imperfeito ou que lhe falta algo agora, e que você estará completo quando algo chegar a sua vida no futuro.”

Quando os anjos disseram isto, eu compreendi que estivera vivendo para o futuro. Meu foco estava no que o amanhã me traria, ao invés de em minhas atuais bênçãos. Eu agora faço uma “lista de gratidão” mental a cada noite.

3 – Todo o conflito está dentro de sua mente.

“Qualquer conflito que você perceba ou experiencie no mundo externo, é uma projeção do seu ego. Na verdade, o mundo está completamente em paz e você projeta o seu medo da paz no mundo. Você não quer resolver o seu conflito interior, mas quer afastá-lo de você. Assim, você o projeta em outras pessoas e pensa que “elas” são aqueles que lhe estão causando desconforto. Outras pessoas são neutras, ardósias em branco, e você as colore com o seu próprio significado e definições. Então, você reage a elas como se estas colorações e definições fossem reais. Outras pessoas, por sua vez, tratam-no do modo que você espera, em uma profecia auto-realizadora.”

Quando os anjos explicaram isto, eu compreendi como muitas vezes eu tinha permitido que o medo criasse momentos infelizes para mim. Mas sempre, eu tive o poder de escolher os pensamentos e sentimentos que eu atribuía a todas as situações.

4 – Purifique a sua alimentação

Todo alimento tem vibração, e você quer ter uma vibração tão elevada e agradável quanto se sinta ligado. Faça uma dieta de frutas e vegetais frescos, nozes e grãos integrais, os quais têm freqüências mais elevadas de vibração. Evite carnes, laticínios, álcool, açúcar, chocolate e cafeína que têm vibrações inferiores. E lembre-se de que a essência de todos os alimentos que você come, o afeta logo após o alimento ter sido digerido.”

No momento em que os anjos me disseram a Lição 4, a minha dieta já era bastante saudável. Eu tinha desistido das carnes, aves e álcool. Ainda assim, havia espaço para aperfeiçoar, assim eu segui o conselho dietético dos meus anjos guardiães e adotei uma abordagem vegetariana para a alimentação. A melhoria da minha energia e a aparência foi drástica e imediata! Ao invés de me sentir privada, a escolha de alimentos saudáveis pareceu fácil e natural.

5 – Não dê a fim de obter.

Deixe ir o esboço dos resultados que você espera ao dar. Você conseguirá resultados do ato de doar: esta é a lei universal. Mas não cabe a você como a causa e o efeito serão circulados. Além disto, se espera algo em troca, você verdadeiramente não entregou nada. Ao invés disto, você o está mantendo na consciência, esperando obter algo primeiro, antes que o libere totalmente.

Novamente, eu me senti envergonhada quando os anjos viram nos recessos da minha alma. Eles sabiam que eu era uma pessoa doadora. No entanto, eu tinha que admitir que algumas vezes, dei com expectativas de receber algo em troca. Com plena confiança em meus anjos guardiães, eu decidi liberar todos os cordões ligados aos meus presentes para os outros. Quase imediatamente, eu comecei a receber recompensas surpreendentes, tais como novas oportunidades de negócios e maravilhosas experiências com os amigos.

6 – Passe algum tempo sozinho na natureza.

“Os sons e cheiros da natureza são invisíveis, assim eles levam a sua mente ao reino invisível do Espírito, onde as coisas têm uma vibração mais elevada e mais rápida do que a matéria. Há propriedades de cura na natureza. Além disto, há anjos muito reais na natureza. Você pode pedir que estes anjos da natureza o curem. Estar na natureza o ajuda a se adaptar ao ritmo natural da Terra, e desde que o tempo e os ciclos são uma parte de tudo, você se torna mais sincronizado com o ritmo da vida.

Diante do pedido dos anjos, eu me afastei mais da minha mesa e comecei a passar a minha hora do almoço ao ar livre. O ar fresco, o sol e a fragrância das flores me ajudam a meditar em níveis mais profundos. Eu me sento ao ar livre e peço que os anjos da natureza me envolvam.

7 – Desligue-se da matéria.

“Quando está apegado em pensamento à matéria, você fica ligado aos produtos da mente do ego, e assim, permanece ligado ao ego. Não há modo de escapar desta lei. Mente sobre a matéria é a mente do ego.”

Meus anjos guardiães deixaram claro que não há nada errado com itens materiais. A matéria é neutra, de acordo com os anjos. Eles também compreendem que nós, seres humanos, temos necessidades materiais, tais como os alimentos, roupas e abrigo. Entretanto, quando nós contemplamos excessivamente os itens materiais – como pensar continuamente em dinheiro ou posses – estamos focados em nossa natureza de baixa estima, ao invés de nosso eu superior.

8 – Não julgue.

Você julga os outros como um meio de se proteger, para mantê-los afastados de você, assim você não se aproximará deles e se magoará. Mas lhe dissemos que você não precisa pensar em sua segurança. Você está seguro, e um padrão de pensamento opressivo de preocupação com a sua segurança, poderá trazer exatamente a coisa que você teme em sua vida.”

Os anjos explicaram que atraímos para nós aquilo que pensamos. Se eu pensar obsessivamente em perigos físicos ou emocionais, eu crio um clima no qual os meus piores medos se tornam reais. Com a prática, eu comecei a notar que no momento em que iria julgar outras pessoas, eu começava a liberar os meus medos aos anjos, e sentia os meus hábitos de julgamento desaparecerem gradualmente.

9 – Você vive onde a sua consciência está focalizada.

“Se você tem um pensamento desprovido de amor – competição, inveja ou preocupação, você sente dor. Você É a sua consciência e sente os efeitos de onde a sua consciência está focada. Você não quer a dor. Portanto, escolha dar o seu pensamento não amoroso à luz”.

Em primeiro lugar, esta lição foi dolorosa para encarar. Eu sempre pensei que as minhas circunstâncias externas influenciavam a minha felicidade. Entretanto, os anjos insistiram que isto era o oposto, e que os meus pensamentos coloriam o meu mundo. Eles me disseram que a minha felicidade não dependia do que eu tinha, mas sim no que eu pensava.

10 – Em todas as coisas, dê glória à Deus.

“Não busque a glória para si mesmo. Em essência, contudo, quando você dá glória à Deus, está dando glória a esta parte sua que é una com Deus. Ao dar glória à Deus, você permanece afastado do estado do ego, e permanece centrado na consciência do seu eu superior.”

Inicialmente, a minha lição me humilhou. Mas antes que eu pudesse escorregar nos sentimentos de vergonha, os meus anjos me impulsionaram com a lembrança que – desde que o meu eu verdadeiro é uno com Deus – eu estava louvando o eu verdadeiro, a cada vez que eu dava glória à Deus. As dez lições são agora partes arraigadas e permanentes da minha vida diária. Quando os meus clientes me elogiam sobre a clareza da orientação Divina que eu recebo durante as nossas sessões, eu digo: “Obrigada, mas todo o crédito vai para Deus e para os anjos. Eles me ensinaram a como receber a orientação Divina. Eu mereço o crédito apenas por seguir esta orientação, porque – graças a eles – sou agora uma boa ouvinte.”


----------------------------------------

Doreen Virtue - www.angeltherapy.com

Tradução: Regina Drumond – reginamadrumond@yahoo.com.br